O Clube Desportivo Nacional e a Associação de Futebol da Madeira vêm pelo presente manifestar o seu profundo desagrado e veemente protesto quanto ao teor do comunicado subscrito pelo Futebol Clube Alverca e pela Associação de Futebol de Lisboa, em virtude do mesmo atentar contra a honra, a consideração e a dignidade da instituição centenária que é o Clube Desportivo Nacional.
Ao contrário do que relata o Futebol Clube Alverca, o Clube Desportivo Nacional, em estreita cooperação com a Federação Portuguesa de Futebol, envidou todos os esforços para que o jogo entre as duas equipas se realizasse numa data de comum acordo e que menos prejuízo causasse a ambos os clubes. Infelizmente, a disponibilidade do nosso Clube contrastou com a intransigência do Futebol Clube Alverca que, desde o primeiro momento, apenas aceitou jogar a 24 ou a 28 de Março, apesar de lhes ter sido informado que esse período correspondia a datas reservadas pela FIFA para as selecções nacionais e do facto do Clube Desportivo Nacional ter jogadores ausentes em representação do seu país.
Face à insistência do Futebol Clube Alverca, apenas restou à Federação Portuguesa de Futebol a aplicação dos regulamentos da competição, ao agendar o jogo para a data mais próxima da data original, até porque, como se viria a verificar, a equipa do Futebol Clube Alverca não estava impedida de viajar para a Região Autónoma da Madeira.
No que concerne às dificuldades sentidas pelos atletas do Futebol Clube Alverca em viajar para a Madeira, o Clube Desportivo Nacional e Associação de Futebol da Madeira manifestam a sua sentida solidariedade aos mesmos, apenas relembrando ao Alverca e à sua Associação que os jovens jogadores do Clube Desportivo Nacional passam por essas mesmas dificuldades e obstáculos ao longo de toda a época desportiva. Apesar de muitas vezes viajarem para Portugal Continental de madrugada e no mesmo dia em que disputam os jogos, apesar de por vezes o atraso nos voos obrigar a que se equipem no próprio autocarro, isso nunca impediu os nossos jogadores de disputar cada jogo com brio, orgulho e altivez e nunca servirá de desculpa para um resultado menos positivo. Foi com essa dedicação, entrega e espírito de sacrifício que a nossa equipa atingiu a 2ª Fase do Campeonato Nacional de Juniores A – 2ª Divisão e será dessa forma que continuaremos a representar as cores do Clube Desportivo Nacional e da Madeira. Por muito que custe a quem continua a achar que Portugal começa e acaba em Lisboa.