shopping-bag 0
item(s) : 0
Subtotal : 0.00
Ver carrinho Finalizar Compras

Equipa sénior conhece calendário hoje

O Kick-Off 2019-20 decorre hoje, às 21 horas, no Palácio da Bolsa, contando com transmissão televisiva na Sport TV +, e será composto pelo Sorteio das Competições e pela divulgação e entrega dos Prémios Oficiais da Liga Portugal, entre outras atividades.

O sorteio das Competições organizadas pela Liga Portugal – Liga NOS, LigaPro e Allianz CUP – determina os calendários para a época desportiva 2019-20.

Descrição da mecânica do Sorteio e LigaPro

Uma vez que a Chave referente aos calendários a sortear será extensiva às duas competições, cabe referir o seguinte alinhamento de sorteio:

No palco estarão seis potes contendo as bolas que sortearão a chave final. Serão 999.999 calendários possíveis a sortear para a Liga NOS e a LigaPro.

Os seis potes conterão cada um, dez bolas, numeradas de zero a nove. Será extraído através do sorteio de bolas, o número correspondente à chave a utilizar para ambas as competições.

Na Liga NOS, as condicionantes são as seguintes:

1. A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira;

2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa a outra terá que jogar fora):

a. SL Benfica e Sporting CP
b. FC Porto e Boavista FC
c. SC Braga e Vitória SC
d. Gil Vicente e FC Famalicão

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:

a. SL Benfica – 17,67 pontos
b. FC Porto – 17,33 pontos
c. Sporting CP – 16,00 pontos
d. SC Braga – 14,67 pontos
e. Vitória SC – 13,00 pontos

4. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa tenha duas deslocações consecutivas às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

5. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias (UEFA Champions League ou UEFA Europa League) dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições.

Na LigaPro, o sorteio contará com os seguintes condicionalismos:

1. A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira;

2. As duas equipas B em competição (FC Porto B e SL Benfica B) deverão jogar entre si na última jornada de cada volta;

3. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa a outra terá que jogar fora):

a. CD Mafra e Casa Pia AC

4. Em virtude de partilha de estádios:

a. UD Oliveirense – joga a 1ª jornada da LigaPro na qualidade de visitante.

Por sua vez, na Allianz CUP, a 1.ª fase é disputada pelos clubes da LigaPro, sem a participação das equipas B, através de sorteio puro, sem critérios de hierarquia classificativa ou outros. Os jogos disputam-se a uma só mão.

Joga na qualidade de visitada a equipa sorteada em primeiro lugar de cada par. Apuram-se para a 2.ª fase os clubes que vencerem os respetivos jogos, existindo quatro equipas isentas, que passarão automaticamente à 2.ª fase (nota: Ficam isentos os 3 clubes despromovidos da Liga NOS na época transata – GD Chaves, CD Nacional e CD Feirense -, bem como o melhor classificado da LigaPro não promovido na época 2018-19, o Estoril Praia.)

Passando à 2.ª fase da prova, esta será disputada pelas dez equipas apuradas na 1.ª fase, mais as 11 equipas da Liga NOS classificadas entre o quinto e o 15.º lugar na época passada, e ainda FC P. Ferreira, FC Famalicão e Gil Vicente FC, as três equipas promovidas ao principal escalão.

Tal como na 1.ª fase, esta 2.ª fase é disputada a um só jogo, por sorteio puro. Jogará na qualidade de visitada a equipa sorteada em primeiro lugar de cada par.

Apuram-se para a fase de grupos os 12 clubes que vencerem os respetivos jogos da 2.ª fase. Os quatro primeiros classificados da Liga NOS 2018-19 juntar-se-ão às equipas apuradas para a fase de grupos, na condição de cabeças de série.

Relativamente aos Prémios Oficiais da Liga Portugal, as seguintes distinções serão entregues durante o evento:

Clube Fair Play LigaPro, Clube Fair Play Liga NOS, Jogador Fair Play LigaPro, Jogador Fair Play Liga NOS, Jogador Jovem do Ano LigaPro, Jogador Jovem do Ano Liga NOS, Melhor Guarda-Redes LigaPro, Melhor Marcador LigaPro, Melhor Marcador Liga NOS, Melhor Treinador LigaPro, Melhor Treinador Liga NOS, Melhor Jogador LigaPro, Onze do Ano Liga NOS, Relvado do Ano Liga NOS, Mérito Fundação Futebol, Golo do Ano, Prestígio Liga Portugal e Melhor Jogador Liga NOS.

Deixe um comentário