shopping-bag 0
item(s) : 0
Subtotal : €0.00
Ver carrinho Finalizar Compras

Normas de relacionamento com a comunicação social

Com o início da nova época desportiva, alguns desafios se repetem, outros renovam-se, e há ainda outros que surgem pela primeira vez no horizonte do Clube Desportivo Nacional. Um Clube Centenário, mas cada vez mais dinâmico e pujante, firme na sua convicção de ser o Clube do futuro e com futuro, o Melhor Clube Madeirense do Século XXI.

Porque a Comunicação Social é, como sempre foi, um importante parceiro na actividade do clube e sua promoção, torna-se fundamental estabelecer um modelo de relacionamento que torne claro e fluído o relacionamento entre o Clube Desportivo Nacional e os Órgãos de Comunicação Social, tentando assim evitar que o desconhecimento ou a desinformação acabem por fragilizar uma relação que se pretende aberta, franca e de respeito mútuo entre as partes.

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

O canal de comunicação entre o Clube e os OCS será o Director de Comunicação, Saturnino Sousa.

Qualquer contacto deverá sempre ser estabelecido com ele, sendo ele que depois garantirá a resposta mais adequada a cada questão.

Contactos:

Telemóvel: +351 913 823 831

e-mail: saturnino.sousa@cdnacional.pt

É norma no Clube divulgar apenas as informações devidamente confirmadas. Tal será feito através dos seguintes canais:

Press release: distribuído via e-mail pelo Director de Comunicação.

Página oficial do Clube na internet: www.cdnacional.pt

Facebook: http://www.facebook.com/ClubeDesportivoNacional

Twitter: www.twitter.com/cdnacional

Youtube: http://www.youtube.com/user/CDNacionalTV

Instagram: http://instagram.com/cdnacional

Newsletter diária, que pode ser subscrita aqui

 

FUTEBOL PROFISSIONAL

TREINOS

O plano de treinos poderá ser consultado no sítio oficial do Clube na internet, no campo PRESS

Neste plano constará a indicação do dia/hora de cada treino, e também se serão à porta aberta ou à porta fechada.

Durante a semana serão sempre feitos um mínimo de três treinos à porta fechada. Dependendo do número de dias entre cada jogo, esse número poderá aumentar, ou diminuir.

Como norma, será à porta aberta o primeiro treino da semana.

No final do treino será colocada uma notícia no sítio oficial do clube na internet e na página oficial do clube no facebook, resumindo a informação essencial. Se possível, a notícia será ilustrada com várias fotos desse treino, que estarão disponíveis para download.

Qualquer alteração será informada no mais curto espaço de tempo e devidamente divulgada.

 

RECOLHA DE IMAGENS

Poderá ser feita durante todo o treino nos treinos à porta aberta.

Nos treinos à porta fechada a recolha de imagens é permitida nos primeiros 15 minutos.

Nota: Os operadores de Câmara terão de posicionar-se sempre fora do relvado, não interferindo de forma alguma com o desenrolar dos trabalhos.

 

CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA

Nas semanas normais de trabalho serão realizadas três conferências de imprensa

– No primeiro treino da semana – Atleta em foco no jogo anterior

– No terceiro treino da semana – Atleta com perspectivas de utilização no jogo seguinte

– Após o último treino da semana – Treinador principal (antevisão ao jogo); Em alternativa, e pontualmente, um dos adjuntos. Mas sempre um elemento da equipa técnica. No final da conferência de imprensa será divulgada a lista de convocados, entregue em papel aos jornalistas presentes. Logo depois, será feita a divulgação dos convocados através dos canais oficiais de comunicação do clube.

Nota: Este plano poderá ser alterado. No plano semanal de treinos será feita a indicação dos dias e horas das conferências de imprensa previstas para essa semana.

Será disponibilizado, através do sítio oficial do clube na internet, a gravação áudio, e, sempre que possível, também a gravação vídeo de cada conferência de imprensa.

Será disponibilizado, através do sítio oficial do clube, fotografia do jogador/treinador captada durante a conferência de imprensa.

 

BOLETIM CLÍNICO

Diariamente será divulgado o ponto da situação clínica, através de um comunicado colocado no sítio oficial do clube na internet, no campo FUTEBOL PROFISSIONAL – BOLETIM CLÍNICO.


ENTREVISTAS

Em qualquer altura os OCS poderão solicitar entrevistas particulares com qualquer elemento do grupo de trabalho – atletas, técnicos, elementos do departamento clínico, dirigentes… – Tal pedido terá de ser feito através do Director de Comunicação, a quem caberá a sua apresentação à Administração.

Caso seja dada autorização para a realização da entrevista solicitada, caberá ao Director de Comunicação articular o contacto entre o jornalista e o entrevistado, acompanhando depois a realização da entrevista.

Todas as entrevistas terão de ser realizadas na Cidade Desportiva do Clube, no sítio da Choupana.

Pontualmente, poderão ser autorizadas entrevistas em locais diferentes. Neste caso a recolha de imagens – foto e/ou vídeo – só poderá ser feita nos locais devidamente autorizados pelo clube por forma a salvaguardar os interesses dos seus patrocinadores.

Caso o pedido não seja deferido, caberá igualmente ao Director de Comunicação informar o OCS desse indeferimento.

Nota: Não são autorizadas entrevistas por telefone.

 

ACREDITAÇÕES

O processo de acreditação dos jornalistas será feito jogo a jogo, e mediante o pedido do Orgão de Comunicação Social, obrigatoriamente enviado até às 13 horas do último dia útil antes da data de realização do jogo, através do e-mail saturnino.sousa@cdnacional.pt

O acesso dos jornalistas credenciados para o jogo será feito através de um título de acesso, a ser entregue após o último treino da semana. Em alternativa, poderá ser levantado antes do jogo na caixa do parque de estacionamento, junto à rotunda norte.

Os jornalistas terão acesso à tribuna de imprensa, nos locais definidos para cada sector da OCS – tv; imprensa; rádio

Os fotógrafos e repórteres de imagem terão acesso ao relvado, nas zonas previstas nos regulamentos em vigor para cada competição.

Nos jogos a nível nacional, e desde que a regulamentação em vigor o permita, os repórteres de rádio, também terão acesso ao relvado, nas zonas previstas pelo regulamento.

O acesso ao relvado será feito pela porta de emergência n.º 2, tal como ano passado, estando limitado aos elementos devidamente credenciados e munidos do respetivo colete, numerado, que é pessoal e intransmissível.

Desde 30 minutos antes do jogo começar e até 15 minutos depois do jogo terminar não é permitido aos jornalistas/repórteres de imagem:

– Transitarem pela zona técnica, que compreende toda a zona entre os dois bancos suplementares.

– Aceder ao interior do relvado.

Nota: Para se deslocar de um topo para outro têm de o fazer pela bancada poente, no lado oposto ao dos bancos de suplentes.

 

De acordo com os prazos horários previstos em cada competição, será entregue a cada elemento dos OCS um documento com a constituição das equipas.

No final de cada jogo será promovida conferência de imprensa e zona mista, de acordo com os regulamentos da competição.

Nota: O pedido de acreditação e sua utilização implica o conhecimento de toda a regulamentação em vigor. Em caso de incumprimento, o portador da credencial fica sujeito às sanções previstas nos regulamentos.

 

ESTACIONAMENTO

Em dias de jogo cada órgão de comunicação social terá direito a um lugar de estacionamento, mediante as seguintes condições:

– Aquando do envio do pedido de acreditação do(s) jornalista(s), o OCS terá de indicar também a marca, modelo e matrícula da viatura.

– O parque destinado à Comunicação Social é o parque exterior (pelo portão da rotunda sul).

 

FUTEBOL – JUNIORES

Na véspera do jogo será sempre feita notícia no sítio oficial do clube na internet, com lista de convocados e indicação da hora/local do encontro.

Nos jogos em casa, 15 minutos antes será facultada aos OCS a constituição das equipas.

Os jornalistas em serviço ao jogo terão lugar reservado no camarote número 2.

No final do jogo, será promovida uma conferência de imprensa no espaço montado para o efeito.

 

OUTRAS MODALIDADES/ESCALÕES

Sempre que ocorram iniciativas, jogos ou actividades, as mesmas serão alvo de notícia informativa no sítio oficial do clube na internet.

Em qualquer altura os OCS poderão solicitar entrevistas ou reportagens com qualquer modalidade/ escalão.

Tal pedido terá de ser feito através do Director de Comunicação, a quem caberá a autorização e, em caso afirmativo, a articulação entre o jornalista e o(s) entrevistado(s), acompanhando depois a realização da entrevista.

Deixe um comentário