shopping-bag 0
item(s) : 0
Subtotal : 0.00
Ver carrinho Finalizar Compras

Natação

ns natacao

José da Silva “Saca”

Natural da freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal, “Saca”, como era carinhosamente conhecido, foi a maior referência do passado da natação da Madeira, pelos feitos conquistados nas provas de fundo, nas décadas de 40 e 50. O nadador do Clube Desportivo Nacional foi campeão nacional e por duas vezes internacional, em 1947 e 1948, representando a selecção nacional nos encontros “Portugal-Espanha” disputados em Algés e Palma de Maiorca, na prova dos 1500M livres. Em 1957 e 1958, participou na Travessia do Canal da Mancha, que não chegou a concluir, devido à baixa temperatura das águas inglesas, tendo na última das vezes abandonado já muito próximo da meta, quando liderava a competição. Em 2001, e contando ainda com a participação de José da Silva “Saca”, já com 78 anos, a prova de mar realizada anualmente entre o Cais do Funchal e o Complexo Balnear da Barreirinha passou a ter o seu nome, em homenagem a um atleta que ficará para sempre associado à história da natação regional e do Clube Desportivo Nacional.
Em homenagem a esta lenda da natação, a Junta de Freguesia local, promove, anualmente, em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal, uma prova de mar entre o Cais da Cidade e o complexo balnear da Barreirinha, numa distância aproximada de 1.500 metros.

 

Escolas de aprendizagem
Uma das vertentes em que a Secção de Natação do C.D. NACIONAL mais aposta é nas escolas de Natação, abertas a todos os interessados e que recebe crianças de todas as idades.