Integrada nas comemorações dos 517 anos da Cidade do Funchal, a baía da capital madeirense recebeu a 30.ª edição da mítica Prova de Mar José da Silva ‘Saca’. Num evento organizado pela Câmara Municipal do Funchal, Associação de Natação da Madeira, Junta de Freguesia de Santa Maior e FrenteMar Funchal, contou com mais de 200 atletas, entre federados e populares, a Secção de Natação alvi-negra esteve representada num bom número no percurso de 1.000 metros que teve início no cais da Cidade e terminou no Complexo Balnear da Barreirinha.

O Clube Desportivo Nacional esteve representado por 18 nadadores, 12 masculinos e 6 femininos. Na classificação geral, o alvi-negro Guilherme Corte Costa foi 2.º do pódio, com o tempo de 6:04.22, e João Bernardo Silva terminou no 3.º posto, com o tempo de 16:35.57. Ainda nos masculinos, os atletas Pedro Correia Pestana (6.º), Eduardo Afonseca Sousa (12.º), Duarte Nuno Camacho (14.º), João Pedro Sousa (21.º), João Tomás Jardim (32.º), Sérgio Magno Pestana (40.º), Duarte Miguel Câmara (48.º), José Bruno Faria (67.º), Leonardo Assis Ferreira (71.º) e João Leonardo Alves (81.º) representaram as nossas cores.

Nos femininos, estivemos representados por Márcia Andreia Dias (17.ª), Érica Soares Silva (19.ª), Andreia Patrícia João (24.ª), Mery Jean Araujo (37.ª) e Cláudia Pereira Câmara (38.ª).

José da Silva ‘SACA’

Natural da freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal, “Saca”, como era carinhosamente conhecido, foi a maior referência do passado da natação da Madeira, pelos feitos conquistados nas provas de fundo, nas décadas de 40 e 50. O ex-nadador do Clube Desportivo Nacional foi campeão nacional e por duas vezes internacional, em 1947 e 1948, representando a selecção nacional nos encontros “Portugal-Espanha” disputados em Algés e Palma de Maiorca, na prova dos 1500M livres. Em 1957 e 1958, participou na Travessia do Canal da Mancha, que não chegou a concluir, devido à baixa temperatura das águas inglesas, tendo na última das vezes abandonado já muito próximo da meta, quando liderava a competição.

Em 2001, e contando ainda com a participação de José da Silva “Saca”, já com 78 anos, a prova de mar realizada anualmente entre o Cais do Funchal e o Complexo Balnear da Barreirinha passou a ter o seu nome, em homenagem a um atleta que ficará para sempre associado à história da natação regional e do Clube Desportivo Nacional.

Em homenagem a esta lenda da natação, a Junta de Freguesia local, promove, anualmente, em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal, esta prova de mar entre o Cais da Cidade e o Complexo Balnear da Barreirinha, numa distância aproximada de 1.000 metros.