Duas estudantes da Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal, foram recentemente distinguidas a nível nacional pelo ‘Polígrafo’, no âmbito da iniciativa de literacia mediática ‘Pinóquio na Escola’. As jovens Maria Câmara e Francisca Alves conquistaram o 1.º lugar com o trabalho “A desinformação da emigração”, desenvolvido sob a orientação da professora de Português, Helena Ramos, e cujas gravações do projeto decorreram no Estádio da Madeira e com o apoio do CD Nacional.

A iniciativa desenvolvida pelo Polígrafo, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian através do European Media and Information Fund, tem como objectivo sensibilizar e envolver alunos do ensino secundário na luta contra a desinformação. Esta promoveu talks e workshops interativos que ajudam alunos e professores a identificar e desconstruir estratégias de desinformação no ambiente digital. O roadshow educativo percorreu nove regiões de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Este concurso nacional desafiou estudantes do ensino secundário a criar conteúdos originais – em formato de texto, vídeo ou páginas de redes sociais – para desmontar narrativas enganosas que circulam – ou circularam – no espaço público europeu.

A iniciativa conta com o apoio organizacional e logístico da Direção-Geral da Educação, Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude / Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Como reconhecimento pela qualidade do trabalho apresentado, a equipa vencedora receberá um kit com materiais educativos dos parceiros da iniciativa e terá garantida uma viagem a Bruxelas em Novembro, onde participará numa sessão formativa sobre o combate à desinformação no espaço europeu.

O trabalho premiado aborda a temática da imigração em Portugal e a forma como a desinformação tem sido utilizada para manipular a perceção pública sobre este fenómeno.