A Câmara Municipal do Funchal, através da Divisão de Juventude, apresentou esta sexta-feira, no Salão Nobre, a II edição da campanha de prevenção da violência no namoro sob o lema #ViolênciaNãoExpressaAmor. O atleta profissional João Garcês, mais conhecido como Jota, do CD Nacional, é uma das 14 figuras conhecidas da sociedade madeirense que aceitaram associar-se e dar a cara à campanha.

Esta assume como mensagem que “amor que fere não é amor” e inclui a colocação de cartazes em vários pontos da cidade, bem como a divulgação de conteúdos digitais, vídeos curtos, testemunhos e informação sobre sinais de alerta e recursos de apoio.

Entre os objetivos definidos estão: informar os jovens e as famílias sobre as várias formas de violência, física, psicológica, sexual, social e digital, desconstruir mitos e estereótipos que normalizam comportamentos disfuncionais e incentivar a denúncia, reforçando que a violência no namoro é crime e que as vítimas não estão sozinhas.

Segundo dados da PSP, em 2025 foram registados 575 casos de violência doméstica na Região Autónoma da Madeira, dos quais cerca de 100 dizem respeito a situações ocorridas em contexto de namoro ou pós-namoro. Por sua vez, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) reporta que, entre 2022 e 2025, apoiou mais de quatro mil pessoas em situações de violência no namoro.