Distinguidas a nível nacional pelo ‘Polígrafo’, no âmbito da iniciativa de literacia mediática ‘Pinóquio na Escola’ no último ano letivo, as alunas madeirenses Francisca Alves e Maria Câmara realizaram nos últimos dias uma viagem até Bruxelas e levaram as cores alvi-negras ao Parlamento Europeu.

Depois de terem conquistado o 1.º lugar no concurso a nível nacional, com o trabalho “A desinformação da emigração”, as alunas da Escola Secundária Francisco Franco fizeram parte da comitiva Embaixadores de Desinformação e, no programa, estiveram incluídas várias sessões de formação dedicadas a temas como a importância da União Europeia no contexto actual internacional, combate à desinformação e políticas de migrações. Além destes momentos, houve, ainda, tempo para conhecer parte do centro nevrálgico da CE (edifício Berlaymont), os estúdios de TV e rádio da CE, o centro de exposições ‘Experience Europe, o Parlamentarium e a Casa da História da Europa, além do centro da cidade.

Recorde-se que as gravações do projeto decorreram no Estádio da Madeira e contaram com o apoio do CD Nacional. A iniciativa desenvolvida pelo Polígrafo, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian através do European Media and Information Fund, teve como objectivo sensibilizar e envolver alunos do ensino secundário na luta contra a desinformação. Esta promoveu talks e workshops interativos que ajudam alunos e professores a identificar e desconstruir estratégias de desinformação no ambiente digital. O roadshow educativo percorreu nove regiões de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Este concurso nacional desafiou estudantes do ensino secundário a criar conteúdos originais – em formato de texto, vídeo ou páginas de redes sociais – para desmontar narrativas enganosas que circulam – ou circularam – no espaço público europeu.