A festa da prova rainha do futebol português levou este sábado o CD Nacional até Vinhais, distrito de Bragança. Em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, a equipa de futebol profissional do CD Nacional deslocou-se ao Estádio Municipal de Vinhais e venceu, diante do Rebordelo (1-3), garantindo assim a passagem à próxima fase da competição. Um triunfo com carimbo do futebol formação alvi-negro, por onde passaram os marcadores de serviço: Francisco Gonçalves, Witi e Martim Watts.

Uma deslocação que começou de forma atribulada, na manhã de sexta-feira. A fraca visibilidade que se fez sentir no Aeroporto da Madeira levou ao cancelamento do voo TP1709, que levaria a comitiva alvi-negra até ao Porto e a respetiva viagem até ao distrito de Bragança. Após algumas horas de espera, a solução apresentada pela companhia aérea TAP viria a garantir a deslocação até Lisboa, ao final da noite de 6ª feira, pernoitando na capital portuguesa e viajando apenas na manhã de sábado para o Porto, seguindo-se depois a viagem de autocarro prevista para a manhã do dia anterior. Assim, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol e a ADC Rebordelo o encontro foi reagendado para ter início às 15h00.

No encontro diante do Rebordelo, que pela primeira vez na sua história defrontou uma equipa da divisão maior do futebol português, o treinador alvi-negro Tiago Margarido aproveitou para dar minutos a alguns dos jogadores menos utilizados na presente temporada.

Com cerca de 450 espectadores, o minuto 8 da partida assinalou o primeiro golo do triunfo alvi-negro. O jovem madeirense Francisco Gonçalves saltou mais alto entre a defesa oponente e marcou de cabeça, após pontapé de canto cobrado pelo lado direito. Com claro domínio no encontro, o Nacional chegou ao intervalo a vencer por três bolas a zero.

Aos 28 minutos foi a vez de Witi fazer o gosto ao pé. O extremo moçambicano surgiu bem posicionado, à entrada da pequena área, e finalizou com sucesso perante o guardião Jaime Martins. Sete minutos depois foi a vez de Martim Watts. O jovem madeirense rubricou o terceiro tento da partida, após uma assistência de Lenny Vallier.

Tal como a primeira, a segunda metade começou com um Nacional a controlar as incidências da partida. Margarido mexeu na equipa e deu minutos a Jota, Daniel Júnior, Nourani, Deivison e Josué. Confortável com o resultado, o Nacional assistiu então à reação da turma visitada. O Rebordelo procurou contrariar a superioridade do conjunto madeirense, com algumas recuperações a meio campo e que visavam contra-ataques rápidos. O tento de honra surgiu aos 81 minutos, por Mário Pereira, na sequência de um livre.

O Nacional vai agora defrontar o SC Braga na próxima (4.ª) eliminatória, após a turma bracarense ter vencido o GD Bragança (1-0).


FICHA DE JOGO

3.ª Eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade

18/10/2025 – Sábado às 15h00 – Estádio Municipal de Vinhais

Árbitro: Vítor Lopes.

Assistentes: Pedro Freitas e Carlos Dias.

4.º árbitro: Pedro Carvalho.

ADC Rebordelo: Jaime Martins, João Melo, Arims, Claudino Semedo, Bruno Freitas, David Carrasco, Tiago Ribeiro, Arthur Silva, Cícero Silva, Ismael Oliveira e Luís Oliveira.

Suplentes: Fábio Santos, Cauê Barbosa, Diogo Ribeiro, Vítor Barrios, Lucas Alexandre, Ângelo Dangue, Sean Machado, Mário Pereira e Marcos Cadorini.

Substituições: Ismael Oliveira por Lucas Alexandre (45′), João Melo por Mário Pereira (60′), Bruno Freitas por Ângelo Dangue (60′), Arthur Silva por Diogo Ribeiro (74′), David Carrasco por Sean Machado (90+1′).

Disciplina: Claudino Semedo (54′).

Marcadores: Mário Pereira (81′).

Treinador: Gilberto Vicente.

CD Nacional: Kevyn, Alan Nuñez, Francisco Gonçalves, José Vítor, Lenny Vallier, André Sousa, Filipe Soares, Joel Silva, Martim Watts, Witi Quembo e Lucas João.

Suplentes: Kaique, João Aurélio, Daniel Júnior, Paulinho Bóia, Nourani, Jota, Igor Liziero, Josué e Deivison.

Substituições: Martim Watts por Daniel Júnior (45′), Witi por Nourani (45′), José Vítor por Jota (45′), Joel Silva por Deivison (60′), Alan Nuñez por Josué (70′).

Disciplina: Daniel Júnior (55′), Francisco Gonçalves (58′), Jota (90+5′).

Marcadores: Francisco Gonçalves (8′), Witi (28′), Martim Watts (38′).

Treinador: Tiago Margarido.


RESUMO | NACIONALTV:

FOTOS: