O CD Nacional completa esta terça-feira, dia 8 de dezembro, o 110º aniversário.

Num ano de muitas restrições provocadas pela pandemia Covid 19, são também muitas as limitações no programa comemorativo.

Assim, a direção do CD Nacional optou por concentrar as festividades, no Estádio da Madeira, de acordo com o seguinte programa:

10 horas – Apresentação do livro ‘Os Mágicos da Choupana’

11 horas – Entrega de galardões do Grupo Os Alvi-negros

12h30 – Missa solene

 

O acesso é restrito, por forma a evitar ajuntamentos, pelo que os três momentos serão transmitidos em direto pela NacionalTV.

 


 

Os Mágicos da Choupana

 

Livro infantojuvenil assinala os 110 anos do Clube Desportivo Nacional

 

“Um livro bem escrito e cativante que vai permitir a muitas crianças conheceram, de forma apaixonada, a história e a grandeza do CDN.”

Ricardo Serrado

 

A história mostra que a maioria dos clubes desportivos em Portugal nasceu e desenvolveu-se pelo e para o futebol tornando possível, contudo, a aposta em outras modalidades. O Clube Desportivo Nacional não foi exceção e passados 110 anos foram milhares aqueles que representaram o seu emblema e cores, em diversas modalidades e nos mais importantes palcos desportivos regionais, nacionais e internacionais.

Para assinalar o 110.º aniversário, o Clube Desportivo Nacional apresenta um livro infantojuvenil sobre a história da coletividade, sob a forma de estórias e em jeito de homenagem a todos aqueles que acreditaram, mas também aqueles que duvidaram e questionaram dando um outro sentido a todas as conquistas do Clube. De alguma forma, todos eles contribuíram para que, passado mais de um século, se continue a exaltar o nome Clube Desportivo Nacional.

Da autoria de Andreia Micaela Nascimento e editado pela Imprensa Académica, o livro Mágicos da Choupana, combina ficção com dados históricos e fatuais, perpassando os maiores feitos e conquistas do Nacional, numa viagem que parte do Campo do Brás com destino à Choupana.

Com mais de 25 anos de sócia, a autora assume que “a narrativa apresenta ligeiros apontamentos biográficos e que o enredo, ficcional, mais não é do que uma estratégia para revelar as circunstâncias de um conjunto de acontecimentos reais que marcaram a atividade ininterrupta do Nacional desde 1910”.

A fundação do clube, a construção do Estádio dos Barreiros, as presenças olímpicas, a passagem do melhor jogador do mundo pelas escolas de formação do clube, os eventos culturais dos anos 60, os recordistas na natação e na ginástica e a presença nas competições europeias de futebol – a primeira das quais em 2003-2004 e após a conquista do 4.º lugar da classificação geral, feito inédito entre as equipas insulares – são alguns dos acontecimentos narrados e que testemunham a grandeza desta instituição desportiva secular.

Com coordenação científica de Ricardo Serrado, um dos primeiros historiadores a dedicar-se ao estudo histórico-filosófico do desporto em Portugal, o texto discorre sobre alguns dos marcos assinaláveis do Nacional, instituição que constitui, desde a sua origem, um verdadeiro agente de desenvolvimento social, cultural e identitário da Madeira.

 

Sinopse

Um misterioso livro, de capa dura, escura e envelhecida, é o mote para uma série de aventuras. Guiados pela avó Isabel, a Maria, o Augusto, o Tomás e a Inês partem numa viagem ao passado, às raízes de uma paixão que une a sua família há várias gerações, revisitando alguns momentos da infância, passados em família, no passatempo domingueiro da época.

 

Sobre a Autora

Andreia Micaela Nascimento nasceu no Funchal em 1977. É licenciada em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa e em Comunicação, Cultura e Organizações, pela Universidade da Madeira. Mestre em Gestão Cultural é doutoranda em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, investigadora e membro do grupo de investigação LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas. Atualmente coordena os Departamentos de Comunicação e de Cultura da Associação Académica da Universidade da Madeira.

Bisneta de um dos fundadores de um clube centenário da Madeira e neta de um árbitro de futebol, cresceu participando e ouvindo histórias sobre o desporto, em especial sobre o futebol. As influências familiares despertaram o seu interesse pela compreensão do fenómeno desportivo enquanto manifestação social, cultural e identitária do espaço insular. Esse interesse materializou-se com a dissertação de mestrado com vista à obtenção do grau de mestre em Gestão Cultural: Quando a identidade os (des)une: a projeção social e cultural do Marítimo, Nacional e União na Madeira entre 1910-1926, 1945-1955 e 1974-1987/88.

 

Sobre o Coordenador Científico

Ricardo Serrado nasceu em Lisboa em 1980. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorando em História e Teoria das Ideias, com uma bolsa da Universidade Autónoma de Lisboa.

É bolseiro FCT para a realização de um doutoramento em filosofia sobre A natureza da tomada de decisão no desporto: corpo, mente e consciência.

Tornou-se notado por ser um dos primeiros historiadores a dedicar-se ao estudo histórico-filosófico do desporto, tendo já publicado um número vasto de livros e artigos científicos sobre o assunto.

 

Sobre a Ilustradora

Sofia Reis é ilustradora Licenciada em Artes Visuais pela Universidade da Madeira. Ilustrou vários livros infantis com temas diversos e participou em fanzines internacionais relacionadas com música. Os seus trabalhos podem ser encontrados em sofiareisarts.weebly.com.

 

Sobre a Editora

A Imprensa Académica é uma editora universitária criada em 2014 pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que é a sua proprietária e gestora. Desde a sua génese, foram publicados mais de 5 centenas de obras em várias áreas do saber, tendo a editora recebido o Prémio das Boas Práticas do Associativismo Estudantil pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em 2019.

A atividade da Imprensa Académica nasce do trabalho de um corpo de voluntários que integra todo o processo editorial, de comunicação e comercial, de forma a permitir a consciencialização do público sobre a importância da leitura enquanto competência fundamental para potencializar conhecimento e inclusão.

Criar leitores constitui o principal desafio assumido pela equipa de voluntários que promove conhecimento e, simultaneamente, o adquire. Cientes de que criar leitores é uma tarefa árdua acreditamos que é fulcral para perpetuar um percurso escolar e académico de sucesso dos nossos jovens, para a criação de massa crítica e para a existência de uma sociedade aberta e inclusiva.

Este projeto assume uma forte investigação na área cultural e educacional, através da publicação de obras desenvolvidas por autores madeirenses e, concomitantemente, integrar estudantes e antigos estudantes nos vários processos inerentes à publicação de uma obra, como a seleção de conteúdos, a transcrição, a adaptação de textos, a idealização, a revisão ou a promoção, possibilitando a aquisição de experiência e competências úteis para a sua integração futura no mercado de trabalho.

 


GALARDOADOS 2019-2020

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA

João Filipe Correia

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

Branca Aguiar

 

GINÁSTICA RITMICA

Maria Augusta

Sofia Banakh

 

NATAÇÃO

Rui Afonso Fernandes

Maria Leonor Ferreira

 

ÁGUAS ABERTAS

José Goes Ferreira (MIUS 30Km)

 

PADEL

António Maia

Cristóvão Nunes

Frederica Ribeiro

Cláudia Teixeira

 

TÉNIS

  • Sub 16 Pedro Quintal
  • Sub 18 Henrique Soares

 

FUTEBOL PRAIA

Pedro Vasconcelos

 

VETERANOS

Duarte Vieira

 

FUTSAL

Diogo Bettencourt

 

 AUTOMOBILISMO

Dinarte Nóbrega

Karting

Martim Meneses

 

ANDEBOL

+50 – Luís Machado

+40 – Paulo Nunes

 

E-SPORTS

Tiago Abreu

 

BRIDGE

Luís Miguel Silva

 

FUTEBOL FORMAÇÃO

SUB 10

Rodrigo Teles

SUB 11

Lucas da Silva Gonçalves

SUB 12

José Pedro Melim

SUB 13

Nelson Figueira

INICIADOS B

Rafael Freitas

INICIADOS A

Rodrigo Silva Gouveia

JUVENIS A

António Reis

JUVENIS B

Tiago Sousa

JÚNIORES

Rodrigo Andrade

 

DIRIGENTE DO ANO

Gustavo Miguel Gomes Rodrigues

 

 SÓCIO DEDICAÇÃO

João Pedro Ferraz de Mendonça

 

TÉCNICO DO ANO

Luís Carlos Batalha Freire

 

ATLETA PROFISSIONAL

Rúben Micael Freitas da Ressurreição

 

SAUDADE

Luís Edmiro Gomes da Silva

 

PROFISSIONAL DO ANO

Cátia Alexandra Teixeira Nóbrega Tito

 

MENÇÃO HONROSA

Andreia Micaela Sardinha do Nascimento

 

FUTEBOL PROFISSIONAL

Entrega do troféu de 1º Classificado da 2ª LIGA LEDMAN PRO época 2019/2020 e consequente subida à

LIGA NOS 2020/2021

CLUBE DESPORTIVO NACIONAL

Reconhecimento do Grupo “OS ALVI-NEGROS” ao CLUBE DESPORTIVO NACIONAL