Fundado a 8 de dezembro de 1910, o Clube Desportivo Nacional completou hoje 113 anos de vida. Uma data marcante para esta coletividade centenária e que foi assinalada com um programa variado.

As comemorações tiveram início logo de manhã, com uma homenagem ao ex-atleta olímpico Filipe Bezugo, ginasta de reconhecido mérito, a quem foi atribuído o nome do Ginásio Multiusos da Cidade Desportiva do Clube. Uma homenagem que contou com a presença do seu pai, José Bezugo, e muitos jovens ginastas alvi-negros que sonham seguir os passos do atleta olímpico.

Seguiu-se a celebração da habitual missa solene, celebrada pelo Padre José Luís Rodrigues, no espaço do restaurante panorâmico do Estádio da Madeira.

A Praça de Sócios, junto à sede do Grupo ‘Os Alvi-negros’, recebeu a cerimónia de entrega dos galardões deste grupo de nacionalistas que, anualmente, distingue aqueles que mais se destacaram com as nossas cores ao peito. Um momento alto do dia, sempre emotivo e que todos os presentes guardarão na memória. Foram 60 as personalidades que hoje receberam um troféu, pela dedicação, paixão e galhardia demonstrada na época 2022/2023. Pode rever aqui.

Esta cerimónia terminou com os habituais discursos, que pode ouvir na íntegra mais abaixo.

Em simultâneo, mas no relvado do Cristiano Ronaldo Campus Futebol – Estádio, decorreu mais uma jornada da iniciativa ‘Liga CDN’. Esta ação contou com a presença e participação de todos os jogadores e treinadores do plantel profissional de futebol, tornando este dia ainda mais marcante para todos os jovens atletas do nosso clube, que tiveram companhia no relvado que tanto os faz brilhar no dia a dia.

Respeitando a tradição, foi depois cantado o ‘Parabéns a você’, seguindo-se o partir do bolo de aniversário no CR Campus Futebol, com a presença de alguns dos mais jovens atletas.

As festividades deste dia 8 culminaram com uma visita especial à Sala dos Veteranos, que começou com mais um momento de grande emoção. A Seção de Veteranos fez descerrar a placa que homenageia e dedica o seu espaço físico, agora baptizado de ‘Sala Jorge Sérgio Silva’, em homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do clube, nacionalista de alma e coração, e uma das emblemáticas figuras do nosso clube, por toda a dedicação e clubismo demonstrado ao longo de toda a sua vida pelo Clube e, também, por esta Seção.

Neste espaço seguiu-se a tradicional receção à equipa técnica profissional e um jogo amigável, com a especial participação de Tiago Margarido, Luís Sousa, Daniel Santos, Felício Mendes e Rui Lima.

Das comemorações constam ainda o Torneio de Padel Aniversário CD Nacional / Antão Automóveis, que decorre de 8 a 16 deste mês, nos campos da Quinta do Padel, o Torneio de Aniversário C.D. Nacional de Masters em Andebol, no Pavilhão do Funchal, de 8 a 10 de dezembro, e o Torneio de Ténis CD Nacional 113 anos, que decorreu a 2 e 3 de Dezembro, na Quinta Magnólia.

As festividades continuam até 19 de Dezembro, onde a Família Nacionalista vai juntar-se em mais uma edição do Circo Solidário por uma nobre causa.

Afinal, não há gente como a gente!


DISCURSOS

Dr. Rui Barreto, em nome de todos os galardoados:


Sr. Emanuel Drumond, presidente do Grupo ‘Os Alvi-negros’:


Eng.º Rui Alves, Presidente da Direção do CD Nacional:


Prof. Juan Gonçalves, Diretor de Serviços de Apoio à Atividade Desportiva da DRD, em representação do Governo Regional da Madeira:


Dr. João Machado, Presidente da Assembleia Geral do CD Nacional, encerrou os discursos:


FOTOS