No terceiro e último dia de competição do “Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores”, Luís Galvão Gouveia volta a revalidar o seu titulo de campeão nacional nos 200 metros mariposa, confirmando o seu favoritismo. O internacional alvi-negro conquistou três medalhas, duas de “ouro” e uma de “prata” neste campeonato. Fecha assim a época desportiva 2022/2023 repleta de muito trabalho e grandes conquistas, nomeadamente com a qualificação de presença no “Campeonato da Europa de Juniores” em Belgrado, sempre com o apoio do seu treinador, Prof. Nuno Franco, e da sua família.
Continuando na prova dos 200 metros mariposa, Eleine Vieira Mateus (2:44.70) e Juliana Rodrigues Alves (2:37.98), ambas ficaram muito próximas do pódio ao terminarem na quarta posição por categoria, nas eliminatórias. Juliana Rodrigues Alves conseguiu apurar-se para a finais dos juvenis, terminando na 8.ª posição (geral, juvenis) com o tempo de 2:37.58. Já a Inês Cruz Câmara ficou na 7.ª posição de juniores nas eliminatórias, terminando na 5.ª posição na final, segunda melhor de 2007, melhorando o seu tempo para 2:28.71.
Guilherme Corte Costa nadou as eliminatórias dos 200 metros mariposa em 2:17.49, tempo que lhe garantiu lugar na final dos juvenis. Na final, fez o tempo de 2:18.00, mantendo a posição que trazia das eliminatórias, 7.ª posição.
Zara Alejandra Rojas, fora da sua especialidade – prova curtas, não foi além da 16.ª posição nas eliminatórias dos 200 metros livres com o tempo de 2:16.82. A Zara A. Rojas e a Inês C. Câmara que neste campeonato competem contra nadadoras mais velhas, as juniores de segundo ano, prometem trazer muitas conquistas no próximo ano.
Por fim, o veteraníssimo de 1987, Diego Filipe Santos, nadador que ainda compete ao mais alto nível nacional, terminou na 23.ª posição das eliminatórias dos 50 metros bruços.
Este campeonato determinou o fim da época desportiva 2022/2023 para estes nadadores. Muitos parabéns a todos! Segue agora um período de descanso. Os treinos retomam no mês de setembro.