Duas ginastas da classe de Ginástica Rítmica do Clube Desportivo Nacional, Maria Augusto e Sofia Banakh, foram convidadas pela Selecionadora Nacional, Sandra Nunes, para integrarem a Seleção Nacional de Conjuntos, que tem por objetivo representar Portugal em diversas competições internacionais e vir a participar nos próximos Jogos Olímpicos que terão lugar em 2024.

Foi com enorme entusiasmo, orgulho e emoção que a equipa técnica e ginastas receberam esta notícia. As ginastas são treinadas pela treinadora Tatyana Banakh há vários anos e desde muito cedo se destacaram nesta modalidade desportiva, pelo talento excepcional evidenciado e comprovado em diversas provas e títulos alcançados.

As suas características, aliadas a uma preparação de excelência, permitiram que, gradualmente, ambas as ginastas adquirissem competências técnicas específicas, evidentes num desempenho motor de elevada qualidade que reflete mestria, segurança e fiabilidade. As suas qualidades permitiram superar os desafios com disciplina e resiliência e dão garantia da capacidade de entrega e superação determinantes para que se mantenham focadas neste novo desafio.

A treinadora expressou o orgulho na receção deste convite, revelando grande emoção e entusiasmo nesta importante etapa de preparação e formação das suas ginastas. Esta convocatória é, pois, o culminar de um cuidado e longo processo de preparação e revela que o trabalho implementado e desenvolvido ao longo dos anos permitiu a adequada elevação da qualidade técnica das ginastas que agora alcançaram domínio e maturidade competitiva que as fez destacar no panorama nacional da modalidade.

De realçar que para este percurso de sucesso desportivo, para além do apoio de toda uma vasta equipa técnica, as ginastas sempre tiveram o acompanhamento e dedicação dos seus pais que, de uma forma empenhada e abnegada, procuram proporcionar todas as condições logísticas necessárias às diferentes etapas de desenvolvimento pessoal e desportivo, permitindo que a preparação destas jovens ginastas seja uma realidade diária. Esta convocatória é, assim, um “prémio” para todos, mostrando que com empenhamento, resiliência e determinação é possível ultrapassar obstáculos e alcançar grandes conquistas.

Este é um momento marcante e de grande significado na história desta modalidade e desta secção, em particular, que há muitos anos vem implementando um projeto de desenvolvimento da ginástica rítmica nesta Região Autónoma, e que mais uma vez vê reconhecida a qualidade do trabalho realizado.

O Clube Desportivo Nacional, como clube fundador desta disciplina gímnica na RAM vê, assim, reconhecido o empenho dos seus dirigentes, que desde sempre acreditaram e apoiaram este projeto desportivo, contribuindo ativamente na procura de soluções adequadas aos constantes desafios da sua consolidação. A construção do novo Pavilhão Desportivo desta instituição será uma peça fundamental na continuidade da prestação de um serviço que qualidade desportiva e dará o apoio necessário ao crescimento desta modalidade que se encontra em franco crescimento.