Assente nos seus valores e no âmbito da política de Responsabilidade Social, o Clube Desportivo do Nacional, em parceria com a Direção Regional de Saúde (DRS), através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) promove a campanha “Não Te Deixes Fintar”.

Esta é uma iniciativa no âmbito da prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, com especial enfoque nas substâncias psicoativas (SPA) e na utilização problemática da internet. Trata-se de uma campanha dirigida aos atletas e aos adeptos do clube, em particular e à população em geral.

Esta campanha tem como objetivo geral a informação e a sensibilização para os malefícios do consumo de substâncias psicoativas e da utilização problemática da internet. Os objetivos específicos, por seu lado, consistem em: 1-  Aumentar a perceção do risco por parte dos jovens, dos pais, dos dirigentes, dos técnicos e dos adeptos; 2- Difundir mensagens alusivas à prevenção dos comportamentos aditivos e dependências em contexto desportivo; 3- Informar e consciencializar sobre as divergências entre as expectativas positivas e as consequências do consumo de qualquer substância psicoativa no seu desempenho desportivo, bem como nas atividades da sua vida quotidiana.

Para a dinamização da campanha, foram realizados 10 vídeos, com uma mensagem preventiva assente na educação e promoção para a saúde, com a participação de 7 atletas do Clube (desde o escalão de Sub-14 ao Futebol Profissional) e 2 dirigentes. Dado o papel cada vez mais importante do “online” na vida dos jovens, os vídeos serão disseminados ao longo de dois meses nas plataformas digitais dos promotores, bem como no ecrã do Estádio da Madeira durante o III Torneio Internacional Cristiano Ronaldo Campus Futebol.

A imagem da campanha será ainda afixada através de diversos cartazes, nas instalações da Cidade Desportiva.

1º Vídeo: Marco Matias deixa um apelo: “Não te deixes fintar!”