No passado fim-de-semana a natação voltou à competição com o Campeonato “Francisco Rodrigues de Sousa” com 43 nadadores, 23 masculinos e 20 femininos. O evento coloca-se no calendário regional como uma prova preparatória, nomeadamente com a introdução à piscina de 50 metros. Como tal, houve espaço para duas provas espetáculo: 100 metros pernas e 50 metros apneia.

Luís Galvão Gouveia volta a ser dominante!

Além de ter vencido todas as provas em que participou, seis provas – seis vitórias, foram nas provas espetáculo que voltou a demostrar todo o seu trabalho e talento.
Cumpriu 100 metros pernas em apenas 1’13″78, sendo o melhor tempo registado até hoje. Cumpriu, também, uma piscina olímpica (50 metros) debaixo de água em 28″02, sendo o melhor tempo desta edição (2023) e o terceiro melhor tempo de sempre, atrás dos antigos colegas de equipa: Miguel Gonçalves Ferreira (26″33) e Rui Afonso Fernandes (27″63).
A Zara Alejandra Rojas (1’27″65), a Eleine Vieira Mateus (1’28″73) e a Maria Jardim Costa (1’31″31) também estiveram em bom plano ao conseguir, respetivamente, a primeira, segunda e terceira melhor marca de sempre do evento nos 100 metros pernas.

Matilde Sofia Vieira e Eduardo Afonseca Sousa aplaudidos!

Apesar de todas as provas terem o seu brilho, a prova complementar de 50 metros apneia mexe com as emoções do público. Quer seja pela velocidade com que alguns nadadores o fazem, quer seja pelos jovens nadadores que tentam cumpri-lo pela primeira vez. Foi o caso de Eduardo Afonseca Sousa de 13 anos que, de surpresa e com muito esforço, foi o primeiro nadador a alcançar os 50 metros debaixo de água. Talvez por essa razão levantou o público e recebeu uma grande ovação.
Já a Matilde Sofia Vieira de apenas 11 anos, surpreendeu todos os presentes ao conseguir realizar os 50 metros apneia e entrar no TOP 10 das nadadoras mais rápidas a fazê-lo com 42″01.

Segue o ranking atualizado dos eventos espetáculo:
Salientar e congratular ainda todos os nadadores alvi-negros que conseguiram os seus recordes pessoais: Guilherme Corte Costa, João Jesus Crespo, Guilherme Silva Gomes, Mafalda Beatriz Gonçalves, Lígia Maria Jesus, António Freitas Martins, Eleine Vieira Mateus, Henrique Dias Nunes, Pedro Correia Pestana, Teresa Gomes Quadrado, Mateus Medeiros Raposo, João Henrique Rocha, Jean Louis Rojas, Juan Josue Rojas, Clara Sofia Rosa, Ana Matilde Silva, Maria Korina Silva, Eduardo Afonseca Sousa, Simão Henrique Sousa, Madalena Barbosa Temtem, Tomás Ramos Veloza, Matilde Sofia Vieira e, em bom destaque, João Bernardo Silva.

As fotos do evento também estão disponíveis no SITE da Associação de Natação da Madeira.

Por fim, informar que a pré-competição entra em ação neste sábado, dia 4 de fevereiro, com o “Campeonato das Técnicas Simultâneas“. Uma competição de introdução à competição, um evento entre os festivais e as provas oficiais de natação, que irá contar com cerca de 115 participares, 8 clubes, sendo 18 nadadores do Clube Desportivo Nacional. Os mais velhos preparam-se agora para o “OPEN Natação do Liceu – Madeira” que acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro. Este evento irá contar com equipas nacionais (exemplo: Futebol Clube do Porto e Colégio Efanor) e estrangeiras (exemplo: Dun City Aqu, Duplin).