O nadador alvi-negro Luís Galvão Gouveia venceu este domingo a 28.ª edição da Prova de Mar José da Silva ‘Saca’. O nadador do CD Nacional e atual campeão nacional de juniores realizou este percurso de águas abertas em 15 minutos e 49 segundos. O 3º lugar do pódio foi ocupado por Diego Felipe Santos, outro nadador alvi-negro.

Nos femininos, Pauline Ringue (Clube Naval do Funchal) foi a mais rápida. Vera Gonçalves, que representa o Juventude Atlântico, ocupou o 2º lugar. A alvi-negra Zara Alejandra Rojas fechou o pódio, ocupando o 3º lugar.

O Clube Desportivo Nacional participou nesta prova com 32 nadadores. Recorde-se que esta é uma emblemática prova de natação na modalidade de águas abertas, de cariz popular, com uma distância aproximada de 1.000m.

Esta tem como objetivo homenagear um ex-atleta do Clube Desportivo Nacional, José da Silva, popularmente conhecido como “SACA” que nos anos 60 e 70 era um apaixonado pela natação, onde praticamente todos os dias nadava na zona da Barreirinha. A prova que homenageia um dos melhores nadadores de sempre contou com 153 participantes no total.